domingo, 21 de fevereiro de 2010

Ansiedade tem caloria?!

Oi meus amores achei essa reportagem http://bemleve.bolsademulher.com, achei bem interessante quis publicar pra vcs verem tbém. Sou mto ansiosa, mas preciso controlar, né, afinal, ansiedade(segundo esse artigo) tem CALORIAS.
    Por Laura Cavalcanti, psicóloga*





Para quem está em fase de  emagrecimento, é comum encontrar um quadro de ansiedade pela sensação de impotência e vivência do fracasso. Tenta, tenta e não consegue emagrecer...

Muito comum, também, a ansiedade permanecer por perto durante o período de expectativas para emagrecer. Nesse momento, a gente se compromete, escolhe um caminho, muda o comportamento alimentar, se entusiasma; mas ela continua lá, pronta para dar o bote!
Acontece que ansiedade também tem caloria”! Essa caloria afeta o nosso metabolismo emocional. Com isso, sinto dizer, o que se observa é a frustração!

A ansiedade que interfere no campo emocional vai interferir, proporcionalmente, no campo físico. O nosso estado psicológico pode criar obstáculos ou dinamizar o funcionamento fisiológico. Lembrar que somos integrados, corpo e mente.

A questão não é só emagrecer, mas permanecer magro. Para tal, precisamos estar conscientes de que o processo não é pontual, nem temporário. Vamos nos relacionar com o corpo e com a comida a vida inteira.

O adequado é priorizar a construção de um padrão, tanto alimentar quanto psicológico, que flua no cotidiano. Algo que seja possível viver sem pressão e sem ansiedade.

Essa construção só acontece quando nos responsabilizamos por nossas escolhas. Escolhas diárias e infinitas. Sempre presente, escolhendo com consciência. Essa presença dissolve a ansiedade.

Quando ansiosos, não estamos no aqui e agora. Estamos ilusoriamente, lá no futuro, tentando controlar o resultado final. Então, que tal tirar do cardápio a ansiedade e suas respectivas calorias? Relaxe com consciência e responsabilidade! O resultado virá!

*Laura Cavalcanti é psicóloga com especialização em análise existencial e psicoterapia breve. É formada em Relaxação Terapêutica (Método Bergès-Bounes), Teoria e Clínica Psicanalítica e Transtornos Alimentares e Obesidade. É criadora e fundadora do projeto Emagrecer dói? - Grupo de Apoio Emocional, que atende pacientes com dificuldades de emagrecimento e do projeto Aghora' que oferece atendimento especializado em Psicoterapia Breve em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro.




10 comentários:

  1. Oi linda td brigadu pela vistinha e pelo comentario
    é verdade ansiedade engorda eu sou prova viva disso tenho q me controlar o max pq quando fiko ansiosa desconto td na comida e tenho q aprender a controlar isso!
    bjoOO**

    ResponderExcluir
  2. ótima matéria, difícil tirar essa caloria do nosso cardápio, mas não é impossível. bjs

    ResponderExcluir
  3. aiiiiiiii meo deossss...hahhahahha
    eu sou ansiosa...droga

    bjossssssss

    ResponderExcluir
  4. Ih, estou ferrada!
    Sou ansiosíssima... Imagina que dei minha balança para minha irmã, pois me pesar todos os dias, ver as oscilações (para mais e para menos) me estressava...
    Beijos ansiosos, Nath

    ResponderExcluir
  5. nossa tb to frita pq sou ansiosa d+... principalmente com a balança ...
    e + vamos continuar tentando ...
    bjim

    ResponderExcluir
  6. dessa eu na sabia rs!! beijosssssssss

    ResponderExcluir
  7. obrigada pelo incentivo estou te seguindo tb nessa luta!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi linda obrigada pela visitinha
    eu tbm na ora de sai sempre acabo fazendo papelão tbm fiko chorando falando eu naum tenho roupa rsrsrs
    mais nos vamos virar esse jogo
    bjoO**
    obrigada pela força

    ResponderExcluir
  9. oie querida

    Obrigadooo pelos elogios

    vamos seguir firmes e conquistar nosso peso

    meta final

    beijosssssssssssss

    ResponderExcluir