sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CHEGA DE INCHAÇO

 Uma barriguinha saliente pode ter diversas causas como: herança genética, alteração hormonal, retenção de líquido, excesso de peso etc. Para evitar que ela apareça é necessário evitar alimentos causadores de gases como: refrigerantes, feijão, frituras, pão, queijos, carne vermelha, embutidos como lingüiça, presunto, salame e salsicha.

Além disso, invista em alimentos q favoreçam uma
barriga retinha como as fibras insolúveis que associadas a uma ingestão adequada de líquidos permitem que o intestino funcione de forma regular evitando que a barriga fique dilatada e dolorida. São eles: farelo de trigo não processado ou farelo de arroz, cereais integrais, pão integral; legumes, ervilha, vagem e nozes; raízes incluindo batata e cenoura; verduras como o espinafre; maçã, laranja e outras frutas.

Entretanto, as fibras são decompostas pelas bactérias do intestino e o organismo leva um tempo para se acostumar com isso. Assim, introduza-as devagar nas refeições.

Os alimentos diuréticos também contribuem para diminuir a retenção hídrica diminuindo o inchaço (chás,
suco de limão, melancia, morango, abóbora, agrião, beterraba, cenoura, escarola, folhas de beterraba, repolho, salsinha, tomate, pepino).

Se estiver acima do peso, deve-se pensar em uma alimentação equilibrada para perder peso e conseqüentemente a
gordura localizada.

Mas não dá para achar que só as gordinhas sofrem com a tão temida barriguinha. As magras também não estão livres. Sendo assim, devem manter uma alimentação saudável, evitando gorduras, frituras, doces e refrigerantes, que também provocam barriga. Devem evitar também pratos muito gordurosos, dando preferência às carnes magras, legumes, verduras e frutas.

Se o funcionamento de intestino estiver funcionando devagar aumente a ingestão de fibras e água (no mínimo 8 copos por dia).

Pratique também atividades físicas, que além de queimar
calorias também refletem em um bom funcionamento do organismo. Devem ser praticados com freqüência associando-se exercícios aeróbicos (para ativar a circulação e gastar calorias) a exercícios localizados (para enrijecer a região abdominal).

Mastigue devagar – uma pessoa que come rápido pode acabar engolindo ar junto com a
comida além de prejudicar a digestão. Além disso, o cérebro não registra o sinal de saciedade com tanta rapidez e, assim, você acaba comendo mais.

Atenção ao
leite - Se estiver com gases, experimente tirar o leite do cardápio.
Reserve as preparações mais leves para o jantar: à noite nosso metabolismo está reduzido e, portanto também devemos ingerir menos calorias neste período, evite gorduras e carboidratos em excesso nestas refeições.

4 comentários: